(salto a parte da identificação)
Vem requerer a V. Exa que considere modificar o sistema de cobrança da taxa de esgotos, no sentido de se poder continuar a efectuar o pagamento por multibanco, quando o prazo limite é ultrapassado, dando, por exemplo, uma margem de uma semana. Mais importante ainda, sugeria que na factura seguinte referissem e acumulassem o valor em dívida e permitissem o respectivo pagamento, através dos meios disponibilizados habitualmente. Esta modalidade é muito usada em instituições como a Zon, a Loja do Condomínio e a EPAL, entre outras, e penso que deva contribuir para uma maior eficácia na cobrança das referidas taxas em atraso. Se não for possível, sugiro que alarguem o horário da tesouraria.
Para entregar este requerimento, tive que tirar senha e esperar pela minha vez. Ao ser atendida, pedi que me fornecessem uma cópia do que tinha acabado de escrever. A senhora que me atendeu, que não gostou obviamente do trabalho que eu lhe estava a dar por o considerar provavelmente inútil e descabido, disse que não o podia fazer, mas que me dava um comprovativo da entrega do dito, que demorou cerca de dez a quinze minutos a ser elaborado. Se eu quisesse mesmo uma cópia, teria que ir "lá fora" tirá-la, mas antes de ela pôr o carimbo de recebimento. Resmunguei e quando já me imaginava a apresentar uma reclamação "a sério", a funcionária teve a ideia de chamar a responsável que, vá lá, com um pouco mais de cérebro, lá acedeu prontamente ao meu pedido.
Como é óbvio, não espero que a minha iniciativa tenha qualquer efeito e suponho que esta seja a razão pela qual a maior parte de nós não contribui mais com sugestões ou mesmo reclamações, o que a meu ver, é uma pena, independentemente da opinião que se possa ter sobre as mesmas.
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